Sem dúvida nenhuma, o nariz é componente fundamental da estética da face. Na verdade, o principal deles. Além de definir o perfil, o nariz impõe a principal característica da face: delicada, grosseira, longa, esguia, redonda, etc. É praticamente impossível imaginar uma face delicada com um nariz grosseiro. É também característica marcante em etnias e raças (árabes, negros, italianos, etc.).
Sua importância funcional é vital, sendo responsável pela filtragem de partículas poluentes, juntamente com o aquecimento e umidificação do ar que respiramos. Para tanto, é formado por complexa estrutura de cartilagem, ossos e mucosa (pele interna), que mantêm íntima e coordenada função.
Por ser o nariz estrutura tão pequena (em torno de 5 cm), complexa e funcional, a rinoplastia é a cirurgia plástica das mais complexas. De nada adianta ter m nariz bonito e não funcional, ou um nariz bonito, mas incompatível com o biótipo ou raça. A plástica da cirurgia está não somente em atenuar e corrigir imperfeições, mas em adaptar um modelo de beleza nasal compatível e harmônico com o restante da face. Imagine um bonito nariz bem delicado e arrebitado em um homem japonês – não combina!
Porém, apesar de complexa, a rinoplastia é das cirurgias que mais traz satisfação aos pacientes, por atenuar desproporções e corrigir imperfeições, acarretando uma mudança significativa na estética facial. O segredo está sempre em manter a harmonia da face, buscando um remodelamento, sem querer negar, no entanto, a raça, sexo ou biótipo.A escolha do especialista é de primordial importância, sendo cirurgião plástico especialista (membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) o único gabaritado para tão complexa missão.